quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Eterna Primavera - significado(s) de Wing Tjun...

"Eterna Primavera", "Eterna Canção da Primavera", "Canção da Eterna Primavera", "Cantar à Primavera" e/ou "Linda Canção da Primavera", são alguns significados tradutórios de Wing e/ou Weng Chun (significado que também se remete às sociedades secretas, famílias e ao teatro-ópera chinês dos juncos vermelhos onde o sistema Wing Chun foi clandestinamente desenvolvido e estudado). No entanto, etimologicamente, o significado de 'Wing ou Weng' pode ser expresso por “anúncio do eterno, infinito ou perpétuo”, enquanto 'Chun'  pode representar “a superação das dificuldades iniciais para alcançar a maestria ou excelência, sob o efeito da luz”, o que é representado, no caso, pela 'primavera', enquanto anunciação do novo ou regenerado. Desta maneira, por extensão de sentido, o nome Wing Tjun conduz ao conceito de “Aprendizagem ou Arte Proativa”. 

Primavera 

Estação do ano que representa um período de 'fluência' ou 'fluxo', 'renovação' e/ou 'transformação' climática rejuvenescedora, onde a vida ou a natureza atingem novamente suas energias de criação ou restauração e continuidade. Por isso o termo "Eterna Primavera" foi utilizado pelos revolucionários chineses (etnia han) anti-Qing, que procuraram resistir aos abusos desta dinastia ou restabelecer o território chinês para si. Eis o contexto histórico do surgimento do Wing Tjun, que data do século XVII, como uma arte de resistência ao império Qing dos manchus.

A dinastia Qing (governo dos manchus), teve início quando os manchus invadiram o norte da China em 1644 e derrotaram a dinastia Ming. Qing foi a última dinastia imperial da China, precedida pela dinastia Ming e sucedida pela República da China só em 1912.

* Flor de ameixeira (chinesa): símbolo da Primavera e um dos símbolos do Wing Tjun 

A flor de ameixeira é um dos símbolos do sistema Wing Tjun de Kung Fu.  A flor de ameixeira desabrocha no rigor do inverno chinês (diga-se de passagem, onde se faz um frio extenuante e neva em demasia), agindo como um aviso de que a primavera está chegando, e com ela a renovação... 

Sejamos todos/as bem vindos para a Eterna Primavera!



Nenhum comentário:

Postar um comentário