sexta-feira, 8 de junho de 2018

Elementos fundamentais para uma boa prática e 'vida Kung Fu'

Os “Três Tesouros”

Milênios de estudos, observações e experiências, fez com que estudiosos mestres taoístas afirmassem que a vida humana depende o livre movimento e transformação de três forças principais. No organismo humano, essas forças se manifestam como três diferentes substâncias ou energias – os chamados “três tesouros”: Ching (essência sexual), Chi (energia ou força vital) e Shen (espírito). Recebemos essas energias de várias fontes: nossos pais (hereditariedade), alimentos que ingerimos e o ar que respiramos (são algumas das principais), e através do que consumimos, pensamos e praticamos no dia-a-dia - assim como, da natureza, da terra e do ar, do que nos cerca e envolve no mundo. Pontos nas solas dos pés, na palma das mãos, no alto da cabeça, pela pele, entre outros centros de energia, são portas de entrada dessas energias. Nisso, várias práticas taoístas foram desenvolvidas para entrar em sintonia com essas energias, para melhor absorvê-las, assimilá-las, concentrá-las e cultivá-las.

“Chi original” e Tan  Tien: a alquimia interior

Uma das fontes de energia mais essenciais é a energia que recebemos hereditariamente, pela união sexual entre nossos pais, entre Yin e Yang: a essência sexual (Ching). O Chi original armazena-se principalmente no Tan Tien inferior, situado no centro de um triângulo cujos vértices são o umbigo, um ponto nas costas e o centro sexual. Comumente se aponta para baixo do umbigo a localização do Tan Tien. O Tan Tien inferior é a bateria mais importante do corpo, dando-lhe a energia intrínseca necessária à combustão e transformação das energias que recebemos dos alimentos, do ar, etc.

Chi Kung (artes internas): a prática humana da energia vital

Absorver, assimilar, concentrar, trabalhar, distribuir e cultivar a energia vital (Chi) pelo corpo, além da respiração e meditação (no meu caso e da AFWK, taoístas), se dá pela prática das ‘artes internas’ (Tai Chi Chuan, I-Chuan, Pakua, Wing Tjun interno, etc.), as quais tem o Chi Kung (cultivo ou trabalho com energia) como essência. Um conhecimento, uma prática milenar taoísta que faz fluir e equilibrar ‘mente, corpo, energia e espírito’. Como prática humana da energia vital, o Chi Kung (assim como as artes internas em geral), é um meio, um caminho para o bom cultivo da energia. Nisso, é fundamental certo domínio conceitual dos ‘três tesouros’ citados acima e conhecimento ou consciência do bom uso do Tan Tien. Respiração, concentração (atenção e conciência plenas), relaxamento (derretimento) e movimento físico-corporal-energético, são quesitos fundamentais na prática do Chi Kung. O Chi Kung, quando cotidianamente (habitus) praticado, além da vitalidade e do crescimento interior, melhora significativamente a prática do Kung Fu em seu sentido mais amplo e profundo.

(Herman Silvani, professor na AFWK)

Referência: ‘O Tao da respiração natural’, Dennis Lewis. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário