terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Série de entrevistas: Grandes professores, mestres e/ou sifu’s e suas concepções - sifu Phuong

Olá! Bem vindos à segunda entrevista da série, agora com o sifu vietnamita Diep Phuong, da escola Yuen Chai Wan de Kung Fu, ‘modo’ Ngo Sy Quy, uma escola muito conhecida no Vietnam, e respeitada no mundo todo pelos amantes do bom Kung Fu. Outra grande inspiração para a AFWK. Sifu Phuong tem 48 e sua escola fica em Vaughan, Ontário. Também foi aluno do Mestre Yang Hai de 2001 a 2012. Além do Yuen Chai Wan Kung Fu, Phuong leciona os estilos internos: Xingyiquan, Baguazhang, Tai Chi, Qigong (Chi Kung) e algumas armas como: Espada, Lança, Cajado e Facas Borboleta. Enfim, vamos à(s) entrevista(s). Boas leituras e impressões! Professor Herman Silvani. 


Qual seu estilo, linhagem, sistema e/ou ‘modo’ de Kung Fu? Iniciou nesta prática em que ano e a partir de qual estilo, linhagem, sistema e/ou ‘modo’? Em que ano fundou sua própria organização e por qual motivo? 

Sifu Phuong: Meu pai me colocou na aula de Karate quando eu tinha 12 anos. Mais tarde, comecei a aprender Fut Gar Wing Chun Kung Fu, desde 1986, aos 16 anos, com o Dr. Hoang Quoc Toan. Meu pai é professor de francês na Universidade de Hanói. Dr. Toan foi seu aluno na aula de francês. Dr. Taon veio visitar meu pai e meu pai disse que eu gostava de artes marciais, então o Dr. Toan me perguntou se eu queria aprender Kung Fu. A resposta foi sim. Desde que comecei a aprender com ele, ele me explicou que o Fut Gar, essas habilidades, foram transferidas de Yuen Chai Wan (TeCong) para seu aluno Ngo Si Quy. Após 4 anos de treinamento no guia do Dr. Hoang Quoc Toan, ele se sente a aprender em particular com Ngo Si Quy. Eu fui treinado duro em casa todos os dias. Eu ensinei Wing Chun no Wing Chun Club, 3 vezes por semana. Em setembro de 1995, deixei o Vietnã para estudar em Quebec, no Canadá. Eu continuo treinando alguns alunos. De 2001 a 2012, aprendi Xingyi interno, Bagua, estilo Chen de Tai Chi, Xiang Xing Shu e Zhineng Qigong do Mestre Yang Hai. Eu criei minha página de Kung Fu Interno em 2012 para representar Yuen Chai Wan Wing Chun/Weng Chun.


Quais os benefícios que esta prática, este conhecimento trouxe para você pessoalmente, na sua vida, e qual o reflexo disso na sociedade (alunos, cultura, mundo)? 

Sifu Phuong: Praticar Kung Fu é meu hobby e minha paixão. Isso me ajuda a entender mais sobre a cultura chinesa.


Qual é a relação do seu estilo, linhagem, sistema e/ou ‘modo’ com as chamadas artes internas (Chi Kung, Tai Chi, etc.)? 

Sifu Phuong: Eu aprendi Yuen Chai Wan Fut Gar. Meu Sifu Ngo Sy Quy enfatizou: O sistema básico é 3 essências, 5 elementos, LiuHe (6 Harmonias) 8 Habilidades (Primeira Forma, Qigong, 5 Habilidades (Wuxing), 108 habilidades). Nós treinamos exercícios externos e exercícios internos, Solf-> Hard -> Solf. Meu professor menciona que o estilo Fut Gar é criado por monges e a coordenação da Essência-Qi-Mente e da Mente-Qi-Força é essencial no treinamento deste Kung Fu. As 3 harmonias internas e as 3 harmonias externas são obrigatórias. A Forma de Qigong são as Posturas de Garça para Essência, Serpente para Qi, Dragão para Mente. Este é o cultivo interno de Yuen Chai Wan Kung Fu.


Qual é a importância das artes internas para a prática externa? 

Sifu Phuong: Pessoalmente, acho que o Taiji Dantian, o Xingyi e o Bagua Qigong ajudam os praticantes a relaxar a mente e o corpo. Meu professor Hai Yang escreveu: "Qualquer um que deseje dominar uma atividade deve primeiro entender suas ferramentas e regras. Na prática de arte marcial interior, as ferramentas não são objetos materiais, mas conceitos e as regras que governam o mental, em vez do físico”.


Para você, existe separação entre estes dois vieses, ou um depende do outro para poder existir ou ser manifestado? 

Sifu Phuong: Para mim, não pode ser separado na prática.


Em se tratando de Kung Fu, quais são os aspectos ou fatores mais importantes para você neste conhecimento ou cultura? 

Sifu Phuong: Kung Fu chinês é muito rico em estilos, para mim o mais importante é a cultura, que representa a diferença entre as regiões. Por exemplo, Shanxi Xingyi e Hebei Xingy.


Sua escola ou ‘modo’ de Wing Chun ou Weng Chun, tem raízes ou referências em quais mestres ou ‘modos/estilos/linhagens’ principais? 

Sifu Phuong: Meu Sifu Ngo Si Quy me disse quando Yuen Chai Wan os ensinou, ele e seu amigo Kam SuKiang (melhor aluno de Yuen Chai Wan), foram Cinco Habilidades Animais, que ele não o chamou de Wing Chun ou Weng Chun. Sifu Te-Cong (JiKung), chamado de Buhda Familly Kuen. Sifu Yuen menciona que este foi Fut Gar Kung Fu criado por Budhist Monks. No meu conhecimento, Wing Chun / Weng Chun é o primeiro formulário.


Para você, qual é a diferença entre uma linhagem específica (o que alguns chamam de ‘pura’) e um ‘modo’ ou escola que trabalha a partir de mais de uma linhagem de Kung Fu? Percebendo a variedade de ‘modos’ dentro de um mesmo estilo, como é o caso do Wing Chun, esta ‘pureza’ existe? 

Sifu Phuong: Eu conheço bem o Fut Gar Kung Fu de Yuen Chai Wan, que é o sistema baseado em 3 Essências, 5 Elementos, 7 Reações e 8 Habilidades, mas eu não sei o que é o Wing Chun puro. Eu acho que o puro Wing Chun está na Siu Liu Tau na China ou Tieu Luyen Dau, Thu Dau Quyen no vietnamita.


Obrigado pela generosidade em responder nossa entrevista, que, com certeza, é de muito valor para a comunidade do Kung Fu mundial. Se quiser, pode deixar algum recado para os praticantes/estudantes de Kung Fu e/ou artes internas e leitores do nosso blog. Enfim. Até logo, bom trabalho e saúde para você e sua escola/associação! 

Sifu Phuong: As Artes Marciais Chinesas Tradicionais têm 2 partes de Auto-Defesa e Preservação do Santee mental e físico (Autodefesa e Valores de Cura), em nosso tempo moderno é interessante praticar algo que é útil para a saúde. Ao mesmo tempo temos o prazer de descobrir uma cultura através das artes marciais. Na minha opinião, as práticas e os estilos internos de Qigong favorecem os órgãos internos, já que alguns retêm os exercícios para cultivar os órgãos internos do corpo, bem como partes externas, como ossos, tendões e músculos. Tudo isso corresponde aos 5 elementos da medicina e cultura chinesas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário