segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Wing Tjun: uma arte também 'interna'...

O Wing Chun e/ou Weng Chun Kuen, nasceu em finais do séc. XVII ou início do séc. XVIII (em torno de 1700) no Sul da China, através de mestres de outros sistemas de Kung Fu (internos e externos), sendo estudado/praticado e desenvolvido nas 'Sociedades Secretas', no Teatro-ópera dos Juncos Vermelhos e dentro de algumas 'famílias' (espaços de resistência contra o domínio Manchu - Dinastia Qing, na China).
Provavelmente, até a Rebelião Taiping na China (por volta de 1850), o WC preservava fortes elementos 'internos' na sua constituição. Mas, ao longo dos anos, o sistema foi perdendo estes elementos, sob tudo para 'facilitar' seu aprendizado, sendo assim 'simplificado', devido aos momentos de guerra e ao crescimento urbano chinês, onde foi ensinado à um maior número de pessoas, e assim, difundido, também através de alguns mestres, professores e/ou famílias (linhagens), ao abri-lo ao público. Um destes mestres (o mais 'popular' - ou 'popularizado') foi Yip Man. Neste período (por volta de 1900), a maioria do WC já era quase todo 'externo'.
Mas, alguns mestres, famílias ou linhagens, preservaram a 'parte interna' deste sistema que, atualmente está sendo revisitada, conhecida, considerada, estudada/praticada e retomada por alguns pesquisadores, professores, mestres, suas escolas e alunos.
Dentro deste contexto tempos, por exemplo, o 'modo' ou escola de WC a partir do GM Yuen Chai Wan (Vietnam) e da linhagem Pao Fa Lien que, mantiveram os elementos 'internos' do Wing/Weng Chun.
A AFWK (assim como algumas 'escolas' pelo mundo) considera e se empenha em buscar alguns destes conhecimentos (formas ou 'modos'), pesquisa-los, estuda-los/pratica-los, cultiva-los e transmiti-los, respeitando a história do sistema, a partir do seu currículo e com coerência a realidade e necessidade que permeiam seus estudos e/ou práticas. 

* 'Modo' Yuen Chai Wan:

* Linhagem Pao Fa Lien:


Nenhum comentário:

Postar um comentário